DESCONTO DE 10% EM TODA LOJA BLOG10 Clique no botão e use já!
Saúde

Antidepressivos naturais – Manipulados

6 de junho de 2023

Como qualquer doença que impacta na sua qualidade de vida e bem-estar, a depressão precisa ser avaliada por um médico especialista, para que assim seja direcionado o tratamento mais adequado.

 

Existem vários tratamentos para depressão, mas antes de tomar qualquer decisão, converse com um médico e busque orientações.

 

Aqui, vamos falar alguns aspectos importantes sobre o tratamento para depressão, buscando um direcionamento mais natural. Leia o texto até o final.

 

Vale lembrar que tratamentos naturais não substituem o tratamento convencional com psicoterapia e medicação, mas os tratamentos naturais podem contribuir e ajudar a trazer resultados positivos com o tempo.

 

DICAS PARA ALCANÇAR BEM-ESTAR GERAL:

 

– Prática regular de exercícios;

– Eliminar as causas contribuintes – causas ambientais, agentes físicos, outras drogas capazes de causar a depressão, excesso de cafeína, etc.

– Alimentação saudável (principalmente frutas, verduras, amêndoas);

– Organizar momentos de lazer e descanso;

– Hidratação durante todo o dia.;

– Medite

 

 

Uma outra alternativa de tratamento é o uso de antidepressivos naturais manipulados. Não é de hoje que as plantas medicinais são usadas para tratamento e cura de doenças. Quem nunca tomou um chazinho de camomila para acalmar-se – receita da vovó.

 

Você sabia que pesquisas assinalam que, a principal condição relacionada à não adesão dos pacientes são os efeitos colaterais. Portanto, a redução dos efeitos colaterais é fundamental para o êxito do tratamento.

 

Por isso, a população busca alternativas aos medicamentos industrializados. É fato que alguns tratamentos com medicamentos industrializados não podem ser substituídos. Mas, podem ser manipulados, atendendo as necessidades específicas, atenuando os efeitos adversos causados pela medicação.

 

Atualmente existem uma variedade de plantas medicinais que tem sido avaliado o potencial terapêutico e, que são utilizadas através de fitoterápicos manipulados para o tratamento de depressão e ansiedade.

 

Vamos apresentar essas plantas medicinais e fitoterápicos manipulados que podem ser empregadas para tratamento adjuvante de depressão e ansiedade. São eles: Melissa Officinalis L. (erva-cidreira), Cymbopogon citratus (capim-limão) e Rosmarinus officinalis (alecrim), pois atuam no Sistema Nervoso Central com ação calmante.

 

A Camomila (Matricaria Chamomilla), Passiflora SPP (Passiflora Incarnata) e Erytrina Mulungu, usadas como calmantes e sedativos no tratamento de ansiedade e depressão.

 

Rodíola (R. rósea) é uma planta pertencente à família Crassulaceae, conhecida por propriedades antidepressivas e tem benefícios comprovados em pacientes com fadiga e ansiedade, relacionadas ao estresse. Açafrão (C. sativus) é extraído de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas, e vem sendo utilizado nos estados.

 

Pesquisas apontam que as plantas medicinais e os fitoterápicos Ashwagandha (Withania somnifera), Bacuri (Attalea phalerata), combinação de Radiola (R. Rósea) e Açafrão (C. Sativus), Cúrcuma (C. Longa L.) e extratos de Alcaçuz (G. Uralensis), Trigo (T. Aestivum) e Jujuba (Z. Jujubae) apresentam resultados positivos como ansiolíticos ou antidepressivos para tratamento complementar da ansiedade e da depressão.

 

ONDE COMPRAR ANTIDEPRESSIVOS?

Encontre remédio para depressão, ansiedade e estresse na BIOFASE.

Na BIOFASE você pode adquirir excelentes opções de produtos manipulados, que tratam rapidamente, oferecendo bem-estar e tranquilidade.

 

Visite a categoria Ansiedade e Estresse em nosso site e veja outras opções. Gostou de saber sobre antidepressivos naturais? Deixe seu comentário.

 

Referência

SOUZA, Maraísa Fernanda Bento. A Plantas Medicinais com Potencial Terapêutico Ansiolítico No Brasil: Uma Revisão Integrativa (2019).

SOUZA, Joelma Cecília de. Depressão, a medicalização, o mercado de antidepressivos e a busca de uma nova ação terapêutica (2017).

CARMO, Gabriel Moreira do et. al. Fitoterapia como coadjuvante no tratamento dos distúrbios de depressão, ansiedade e stress.

 

Sandra Bonfanti – Farmacêutica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *